LABPAC_logo.jpg

 

Grupo de Estudos

 

 

 


Grupo de Estudos sobre Patrimônio Cultural

 

O Grupo de Estudos sobre Patrimônio Cultural foi criado em dezembro de 2004, sob a coordenação da Profa. Janice Gonçalves, inicialmente vinculado ao Núcleo de Estudos Históricos do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC.

Aberto à participação de todos os interessados, o Grupo busca problematizar (e refletir sobre) o conceito de patrimônio cultural e as ações a ele relacionadas, contribuindo para os debates que envolvem a questão, sobretudo em Santa Catarina.

 

 

 

Grupo de Estudos de História da Cultura Escrita e Leitura – GEHCEL

 

O Grupo de Estudos de História da Cultura Escrita e Leitura sobre Patrimônio Cultural é coordenado pela Profa. Maria Teresa Santos Cunha e reúne alunos de graduação, pós-graduação e interessados em estudos e pesquisas referentes à configuração do campo da História e da Historiografia da Leitura e da Cultura Escrita realçando as práticas de leituras (manuais escolares, de civilidade, periódicos, revistas) e de escrita, produzidas no âmbito privado (diários, livros de contas, agendas,etc) e no âmbito escolar (boletins, bilhetes, cadernos,etc). Os estudos buscam interpretar o conteúdo e as modalidades das diferentes práticas de leitura e do escrito realçando o contexto de sua produção, circulação e apropriação, considerados em uma  perspectiva ampliada de patrimônio documental.

 

 

Grupo de Estudos História, Memória e Usos do Passado

 

O Grupo de Estudos História, Memória e Usos do Passado foi criado em 2011, sob a coordenação da Profa Viviane Trindade Borges e visa reunir alunos de graduação e pós-graduação interessados em discutir a emergência da memória como uma das preocupações políticas e culturais das sociedades contemporâneas, problematizando questões relacionadas ao papel do historiador frente aos novos usos do passado (a patrimonialização do sofrimento, a proliferação de lugares de memória, memórias traumáticas, memórias subterrâneas).

 

 

Página atualizada
em 29/10/2012


Voltar à página
de abertura do LabPac