LABPAC_logo.jpg

 

 

Extensão

 

 

 

 

Projetos e eventos de extensão previstos para 2013:

 

III Jornada Catarinense de Estudos sobre Patrimônio Cultural

24 de maio de 2013

“História e Patrimônio da Saúde”

 

 

Arquivos marginais: crime e loucura em Santa Catarina

Coordenação: Profa  Viviane Trindade Borges

Período: 2013

Sinopse: O projeto pretende dar continuidade as atividades do Projeto  'Patrimônio, Memória e Loucura' (2011 - 2012), que atuou na criação do Centro de Documentação e Pesquisa do Hospital Colônia Sant’ana (CEDOPE/HCS). As atividades realizadas levaram a outro espaço, o Memorial da Penitenciária, ampliando as possibilidades e as necessidades da presente extensão. Desta forma, serão realizadas ações que intencionam salvaguardar e disponibilizar à pesquisa, através da criação de um banco de dados, a documentação destes dois acervos. O Projeto conta com o apoio técnico do Arquivo Público do Estado de SC, o qual deverá abrigar o acervo referente a Penitenciária de Florianópolis e fornecerá as diretrizes para o funcionamento do CEDOPE/HCS. Visando preservar e organizar a documentação histórica, bem como valorizar e difundir a memória destas instituições marginais, estimulando a integração entre a universidade, a comunidade em geral e tais espaços, além de incentivar pesquisas na área de saúde e segurança pública em Santa Catarina. As questões ligadas ao patrimônio cultural estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea, o que é evidenciado pela diversidade de práticas a elas relacionadas. O Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac, da UDESC, vem buscando se constituir um espaço de reflexão e, em especial, de produção de informações qualificadas ligadas ao tema. Acredita-se que o LabPac possa auxiliar nas ações propostas.

 

Projeto SPECULA – Sistema de Pesquisa e Referência sobre Patrimônio Cultural em Santa Catarina

(Desde março de 2009)

Coordenação: Profa  Janice Gonçalves

Período: desde março de 2009

Sinopse: Trata-se de projeto de extensão com componente de pesquisa. O projeto de extensão SPECULA Sistema de Pesquisa e Referência sobre Patrimônio Cultural em Santa Catarina objetiva a concepção, montagem, implantação e alimentação de bases de dados (contemplando georreferenciamento), integradas de forma sistêmica, voltadas para os bens culturais que compõem o patrimônio cultural de Santa Catarina. O sistema gerado SPECULA - deverá ser disponibilizado na World Wide Web, permitindo ampla consulta a todo e qualquer interessado, seja ou não profissional da área de preservação. Desenvolvido no âmbito do Laboratório de Patrimônio Cultural - LabPac, ligado ao Departamento de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC, em conjunto com o Laboratório de Geoprocessamento - GeoLab, do mesmo Centro, o projeto prevê parcerias também com instituições externas. Tenciona-se que seja mecanismo de apoio a ações de preservação do patrimônio cultural realizadas no território catarinense, envolvendo desde o inventário de bens a ações de educação patrimonial.

 

 

 

Projetos e eventos de extensão em 2012:

 

 

Projeto "A Aventura do Documento"

Coordenação: Profa  Janice Gonçalves

Período: desde agosto de 2003

Sinopse: Trata-se de projeto de extensão com componente de pesquisa, que objetiva refletir sobre as possibilidades de uso de documentos no ensino de História, elaborando materiais e propondo sua utilização, através de "caixas pedagógicas" que poderão ser cedidas temporariamente aos professores de ensino fundamental e médio interessados em aplicá-las. Interrompido entre agosto de 2004 e julho de 2006, o projeto foi retomado em agosto de 2006.

 

Patrimônio, memória e loucura: o acervo do Hospital Colônia Sant’ana (Santa Catarina/1940 – 1990)

Coordenação: Profa  Viviane Trindade Borges

Período: 2011-2012

Sinopse: O Instituto Psiquiátrico de Santa Catarina, antigo Hospital Colônia Sant’Ana, foi fundado em 1941, no município de São José (SC), em consonância às políticas de saúde pública do período que visavam implantar um serviço de assistência a psicopatas no estado, atendendo as demandas de internamento de pacientes de diversas cidades de Santa Catarina. O presente Programa de Extensão visa atuar na implantação do Centro de Documentação e Pesquisa do Hospital Colônia Sant’ana (CEDOPE/HCS), um espaço que buscará preservar e organizar a documentação da instituição, valorizando e difundindo a memória de seus pacientes/moradores, bem como estimular o desenvolvimento de pesquisas na área de saúde pública em Santa Catarina, especialmente ligadas à história da saúde mental. Intenciona-se preservar a história do Hospital e suas histórias pessoais, permitindo visibilidade a estas a partir do trabalho de constituição e gestão de um acervo ligado a memória institucional.

 

 

Projetos e eventos de extensão já realizados:

 

2011

I Jornada Catarinense de Estudos sobre Patrimônio Cultural

 

2010

Evento: Ciclo de filmes: “Projeções da História: o século XX no cinema”

 

2009
Evento “No fio da memória: caminhadas de registro fotográfico”

 

2008

Evento: Workshop “A organização dos arquivos e o método histórico”

 

Evento: Workshop “O valor histórico dos arquivos”

 

Evento: Ciclo de seminários “Trajetórias dos órgãos de preservação no Brasil”

 

Evento: Ciclo de palestras “Formas de proteção do patrimônio cultural: experiências catarinenses”

 

2007-2008

Projeto "Dobras da Cidade: o patrimônio edificado de Florianópolis em dobraduras e maquetes de papel”

 

 

 

Página atualizada
em 26/fev/2013


Voltar à página
de abertura do LabPac